Uma reflexão sobre a fé
O que a Bíblia nos apresenta sobre o que é fé segundo Deus:
• A fé é um dom de Deus, ou seja, dado por Ele a nós (leia Ef 2:8).
• A fé é "instalada" em nós, ao ouvirmos no genuíno evangelho de Cristo (leia Rm 10:17).
• A fé tem como objetivo resultar em nossa salvação eterna (leia 1 Pe 1:7).
• A fé é a certeza das coisas que não se veem (leia Hb 11:1):
(a) Mesmo que não tenhamos assistido à Criação, nós cremos no testemunho dado por Deus em sua palavra, isto é, a Bíblia ou Escrituras (leia Hb 11:2-3).
(b) Pela fé muitos sacrificaram suas vidas e coisas terrenas, pois creram e confiaram nas promessas futuras de Deus (leia Hb 11:4,7-11,17-19,26).
(c) A fé não implica que receberemos todas as promessas divinas nessa vida terrena, e sim serão completadas na eternidade (leia Hb 11:13-16). Mas pela fé nós vivemos como se já a tivéssemos recebido, a exemplo de Abraão (leia Gn 15:6).
O ponto é Abraão não recebeu em vida a totalidade da promessa divina (leia Hb 11:39), mas pela fé é como se tivessem recebido.
A mesma coisa vale para nosso corpo corrompido. Pela fé nós esperamos a volta de Cristo, momento em que teremos a redenção do nosso corpo, ou seja, receberemos um corpo que não morre e não peca à semelhança de Jesus (leia Rm 8:23 e 1 Co 15:42-53). Tudo isso já está creditado em justiça aos que creem, ainda que tenhamos que sofrer e lutar com nossa natureza corrompida (leia Rm 7:14-25 e Gl 5:17).
¹³ Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,
¹⁴ porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.
¹⁵ Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.
¹⁶ Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,
¹⁷ pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
¹⁸ Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
2 Coríntios 4:13-18