Está certo um cristão sofrer?

16/08/2022

Os nossos erros e falhas são irrefutáveis evidências, de que não somos perfeitos por natureza, ainda que tenhamos crescido aprendendo alguns bons princípios e valores em nossas famílias.

Dentre as muitas coisas que podemos aprender nas Escrituras, uma delas é que Deus também é um Deus de princípios, e princípios esses que não mudam de acordo com o tempo ou as situações, como acontece conosco.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Hebreus 13:8

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Números 23:19

Um desses princípios divinos, é que Deus nos põe à prova, isto é, prova a nossa fé nele. Ele nos testa, como podemos observar em vários exemplos nas Escrituras, inclusive com o próprio Senhor Jesus:

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Mateus 4:1

Temos ainda o exemplo de Abraão quando demonstrou que cria e amava a Deus acima de todas as coisas, inclusive de seu próprio filho Isaque:

Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "

Gênesis 22:10-12

É o que justamente que as Escrituras nos revelam em 1 Pedro 1, de que nós fomos escolhidos e predestinados a sermos feitos filhos de Deus, sendo gerados novamente através do novo nascimento e que estamos protegidos por seu poder até chegue nossa redenção (1 Pe 1:1-5), mas que seremos provados ou testados:

"Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 1:6,7

Como vemos acima, assim como o ouro é refinado pelo fogo, a nossa fé é refinada pelas provações ou tribulações que estão simbolizadas pelo fogo. O resultado disso tudo nada mais é do que a salvação das nossas almas.

"pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas."

1 Pedro 1:9

Assim nos resta guardar a nossa fé e se submeter à vontade de Deus, sabedores de que tudo que acontece aos que amam a Deus, gera um fruto para a vida eterna.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."

Romanos 8:28

Graça e paz!