Como podemos chegar até Deus?

09/06/2023

Essa é uma pergunta recorrente na vida de muitas pessoas. Quando queremos chegar a um lugar que não conhecemos, então devemos pedir ajuda para quem efetivamente conhece o caminho, não é mesmo?

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6

Mas mesmo assim alguém ainda poderia perguntar, mas como é isso exatamente? O que isso significa? Através do batismo nas águas ou outra coisa? 

Nesse sentido, as Escrituras nos apresentam um exemplo, um caso real, para que nós possamos entender o que isso significa:

Havia uma inscrição acima dele, que dizia: ESTE É O REI DOS JUDEUS.
Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! "
Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?
Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".
Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".
Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".
Lucas 23:38-43

Deus havia prometido o envio de um Salvador, isto é, um Messias que viria para salvar e reinar sobre o seu povo, e Jesus foi identificado dessa forma na cruz de Jesus, embora nem todos cressem nele.

Notem acima, que um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus, na linha do "ver para crer" então o desafia, dizendo algo do tipo: "Se você é o Cristo então prove isso, nos tirando daqui", ao que o outro ladrão defende a Jesus, ao que podemos observar o passo a passo do caminho até Deus:

1º passo - o ladrão se reconhece pecador e merecedor de condenação: "Nós estamos sendo punidos com justiça"

2º passo - o ladrão reconhece que Jesus não cometeu pecado algum: "Mas este homem não cometeu nenhum mal", e portanto, seu sacrifício é suficiente para pagar o preço de nossa merecida condenação.

3º passo - o ladrão creu que Jesus era o Filho de Deus que iria ressuscitar, e mais do que isso, que Jesus tinha poder para ressucitá-lo também, além de graça e misericórdia para perdoá-lo da condenação do pecado que ele merecia, não exitando em depositar sua confiança do Filho de Deus: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".

4º passo - Jesus lhe promete a vida eterna com Deus.

É por isso que a Palavra de Deus afirma categoricamente que todo aquele que chega até Deus, isto é, aquele que é salvo, obtém isso através da graça (favor imerecido), mediante a fé plena em Jesus e não mediante obras, ainda que a obra do Espírito Santo se manifestará na vida daquele que creu verdadeiramente:

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8,9

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22,23


Graça e paz